Páginas

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Personalidades Americanas

Em uma pesquisa desenvolvida nas aulas de inglês com os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a professora Maria Rosana trabalhou personalidades afro-americanos.


Will Smith
Will Smith é um dos atores mais carismáticos de Hollywood, agora, com Sete Vidas, ele definitivamente se consagra no gênero drama. Como o ator mais bem pago do cinema atual, Willard Christopher Smith Jr. – ou simplesmente Will Smith – começou sua carreira na TV cedo, com a série “Fresh Prince of Bel Air – Um Maluco no Pedaço” mas mesmo antes disso ele já havia se lançado no mundo musical. O que pouca gente sabe, é que a série é baseada em fatos reais, pois Will Smith, como na série, nasceu na Filadélfia e foi morar com seus Tios em Beverly Hills. Inclusive o nome da série “ Fresh Prince of Bel Air “ não é inventada, Will recebeu o apelido de Fresh Prince. Will Smith também foi musico e foi numa festa em Bel Air que conheceu Jeff Townes, o Jazz da série. Logo Will e Jeff se uniram e sairam pelo mundo a fora fazendo apresentaçõescomo DJ Jazzy Jef and the Fresh Prince. O sucesso da série levou Will a lugares mais importantes, em 1995 Will Smith fez o filme Bad Boys, filme que teve continuidade em Bad boys 2. Em 1996 Will Smith fez o filme Independence Day e se consagrou grande em Hollywood. Um de seus papéis mais emocionantes foi no filme “A procura da felicidade” em que Will Smith interpreta Chris Gardner, um homem, que apesar de sua dura realidade, faz de tudo para que seu filho tenha uma vida melhor.


Vida de Michael Jackson
O PAI: Joseph Jackson foi soldador e operador de guindaste antes de cuidar da carreira dos filhos. Também tentou alcançar a fama pela música, montando uma fracassada banda de rhythm and blues na qual era guitarrista.
A MÃE: Katherine Jackson era Testemunha de Jeová. Ela aderiu à nova fé depois de descobrir que ministros das igrejas luterana e batista tinham casos extraconjugais. Com isso, Michael e os irmãos foram convertidos e iam de porta em porta pregando a evangelização na vizinhança. STRIPTEASE: No fim da década de 60, os Jackson 5 fizeram diversas apresentações em casas de striptease, em maratonas que envolviam até 30 shows por semana. Nesta época, Michael Jackson tinha entre nove e dez anos, e presenciava não apenas a nudez das strippers, mas também uma série de condutas pouco recomendáveis, impróprias para a sua idade. DESENHO: Os Jackson 5 já foram os protagonistas de uma série de desenhos animados, intitulada "The Jackson 5ive", que passou nos Estados Unidos entre 1971 e 1973. PLÁSTICA: A primeira vez que Michael Jackson operou seu nariz foi em 1979, quando tinha 21 anos. Certamente contribuiu para as diversas intervenções estéticas que fez no decorrer da vida os apelidos que seus irmãos lhe colocaram em sua infância: "Narigão" e "Lábios de Fígado". GRAMMY: Michael Jackson fez a narração de "E.T.: O Extraterrestre", de Steven Spielberg. Ainda ganhou um prêmio Grammy de Melhor Gravação Infantil, com a música "Someone in the Dark". DISCO: Há boatos de que Michael Jackson raspou as sobrancelhas para tirar a fotografia da capa de Thriller, e que elas foram cuidadosamente redesenhadas com lápis de maquiagem. CASAMENTO: Apenas 20 dias após o divórcio de Lisa Marie Presley, ela e Michael Jackson se casaram em cerimônia secreta. Vinte meses depois o casal se separou. LIZ TAYLOR: Amigo íntimo de Elizabeth Taylor, Michael Jackson conduziu a atriz norte-americana ao altar, em 1991, quando ela se casou com Larry Fortensky. ACUSAÇÃO: Quando, em 1992, o carro de Michael Jackson teve uma pane mecânica em uma rua movimentada de Beverly Hills, ele ligou para o serviço de emergências da polícia, o 911. A atendente lhe disse que seu caso não era uma emergência, e ele então apelou para sua fama: "Mas aqui é Michael Jackson, você não pode me ajudar?" Diante de uma segunda negativa, o astro acabou sendo salvo pelo dono de uma empresa de locação de automóveis das redondezas. Tempos depois, o filho deste homem acusaria o cantor de tê-lo molestado sexualmente, no primeiro dos casos desta natureza envolvendo Michael Jackson.

As informações foram retiridas dos livros "Para Entender Michael Jackson", "Michael Jackson: A Magia e a Loucura" e "Como Eles se Conheceram", à venda na Livraria da Folha.


Barack Obama.
A meteórica ascensão de Barack Obama à condição de quase imbatível candidato a candidato democrata às eleições presidencias dos Estados Unidos, neste ano, é um fenômeno que aponta para os avanços obtidos pelas minorias na sociedade americana (negros, mulheres e homossexuais), onde gozam de direiros civis como, provavelmente, em nenhum outro lugar do Planeta. Com um discurso bem montado e o apoio de parte significativa da intelectualidade yankee, ele encarna o desejo de mudança de centenas de cidadãos desiludidos com o militarismo e com a corrida armamentista da Era Bush, que reacende o anti-americanismo no mundo.

Origens

Protestante filho de muçulmano, Obama está acostumado a circular entre os mais diversos meios sociais. Senador democrata por Illinois, ele é filho de Barack Obama, economista queniano negro educado em Harvard, e de Ann Dunham — branca, de Wichita, no Estado do Kansas. Nascido em Honolulu (Havaí) em 1961, seus pais se separaram quando ele tinha dois anos. Obama morou na Indonésia enquanto criança, após sua mãe se casar com um indonésio, e depois viveu no Havaí, com seus avós brancos. As idas e vindas deram, segundo sua própria opinião, as ferramentas necessárias para que pudesse se tornar um político hábil na hora de fazer coligações e traçar alianças. “Ele se movimenta entre vários mundos”, afirma sua meia irmã, Maya Soetoro-Ng. “É o que fez em toda a sua vida”.

Formação

Apesar da juventude que pode ser taxada de rebelde, Obama obteve uma seleta formação nas universidades de Columbia e Harvard, trabalhou como professor e defensor dos direitos civis em Chicago e foi eleito senador em 2004. Ajudado por seu carisma e um enorme sorriso, Obama ganhou uma popularidade similar à de um astro de rock. A seu favor joga também uma atitude crítica com o conflito no Iraque, com críticas feitas antes mesmo da invasão do país por tropas lideradas pelos EUA em 2003. Apesar de se vangloriar de suas experiências de vida, a principal fonte de críticas ao senador deriva de sua inexperiência política, principalmente em cargos executivos. “Essa é a grande questão”, diz Kamarck. Ele tem muito pouca experiência em nível internacional”.


Rosa Parks
Rosa Louise McCauky é mais conhecida pos Rosa Parks (Tuskgu, 4 de Fevereiro de 1913- Detroit, 24 de Outubro de 2005 ), foi uma costureira negra norte – americana símbolo do Movimento dos Direitos Civis.
Ficou famosa , em 1 de dezembro de 1955, por ter se recusado frontalmente a ceder o seu lugar no Autocarro à um branco, tornando-se estopim do movimento que foi denominado Boicote aos Autocarros de Montgomery e posteriormente viria a marcar o inicio da luta antissegregacionista.
Através dessa atitude que então Martim Luther King, concordando com Rosa Parks, incentivava em seus sermões os negros fiéis a fazerem o mesmo.


Angela Yvonne Davis
Angela Yvonne Davis (Birmingham, 26 de janeiro de 1944), foi uma professora e filósofa socialista estadunidense, que alcançou notoriedade mundial nos anos 70, por sua Militância pelos direitos das mulheres e contra a discriminação social e racial nos Estados Unidos.



Um comentário:

  1. Gostei do Blog da Escola Vírgilio Rosas, os alunos são muito criativos usando muitas figuras e textos. A direção e a coordenação estão de parabéns pelo excelente de orientação educacional.

    Profª de Inglês Maria Rosana - turmas do 6º ao 9ºano.

    ResponderExcluir