Páginas

sábado, 20 de novembro de 2010

Cotas Raciais.

O professor José de Paula Santos, História do ensino fundamental II, aproveitou a data do 20 de novembro, para discutir com os alunos do 9ºE o tema das “Cotas Raciais”, debate importante da sociedade brasileira e que acabou dividindo a turma em pessoas favoráveis e contrárias. Além das informações e dos debates, assistimos um vídeo, o documentário RAÇA HUMANA, da TV Câmara, que trata do debate das cotas raciais na Universidade de Brasília e os alunos produziram artigos de opinião com a sua posição sobre o assunto. Abaixo segue dois textos de alunos favoráveis às cotas raciais.

“Eu concordo com o sistema de cotas raciais, as pessoas falam que não concordam porque todos têm direitos iguais, mas não era isso que as pessoas pensavam na época da escravidão.

Esse sistema, no meu ponto de vista, é para tentar consertar o que as pessoas da época da escravidão faziam com os negros escravizados, mas quando houve a abolição, eles foram libertados mas não deram estudos e oportunidades para melhorarem de vida.

Muitas pessoas que são contra as cotas não tem argumentos para dizer porque são contra. Por isso sou a favor das cotas, porque não vejo motivos de ser contra.”

Alan Paulo, 9ºE.

“Eu sou a favor das cotas raciais, veja bem, porque o Brasil é um país misto, de várias raças misturadas, mais que ainda existe preconceito com as pessoas negras, e como as cotas, vai ser um meio de diminuir a diferença entre as pessoas, vai ser um modo de conhecer e aceitar um ao outro.

Na lei diz que somos iguais independentemente de cor ou de raça, e com as cotas os negros vão estudar e ter um futuro igual a uma pessoa branca, e ter um lugar no mundo, é uma alternativa para diminuir as desigualdades sociais.

Hoje no Brasil a população negra é a maior, mais também a mais pobre com as cotas essas pessoas vão arrumar emprego e ter uma vida cada vez melhor.

Pense se a cota vai prejudicar alguém? É só um modo justo, assim o racismo vai diminuir e teremos um país sem preconceito.”

Dayana Claúdia da Silva Pereira, 9ºE.

3 comentários:

  1. É muito bom perceber como os alunos estão se tornando críticos. Suas opiniões e argumentos demonstram que o trabalho realizado pelos professores foi frutífero.

    Parabéns ao prof. José e aos alunos que participaram do trabalho sobre "Consciência Negra".

    Profª Josimary - Escola Carmelita

    ResponderExcluir
  2. È muito importante comemorarmos essa data, porque o racismo até hoje ainda fere os afrodescendentes, é alarmante como em pleno séc XXI ainda exista pessoas que se preocupam com a cor da pele. Precisamos consciêntizar os alunos, que ainda tem tanta vida pela frente, a dar mais valor ao ser humano, a reconhecer que a cor da pele não é nada, somos todos iguais perante Deus. 'Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho do olhar não haverá Paz."
    Conceição

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Prof. José e alunos do 9º ano E pelo trabalho. A escola precisa discutir sobre temas atuais que afetam diretamente nossas vidas. E mais importante ainda é discutir informando e criando condições para formarmos nossa própria opinião.

    ResponderExcluir