Páginas

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Consciência Negra!

O professor Sérgio Pereira, de Geografia, das classes do ensino fundamental II, desenvolveu trabalho com os alunos sobre a importância da data 20 de novembro, dia da Consciência Negra. Abaixo vão textos dos alunos Valter, João Marcos e Betina, do 7º C.

Consciência Negra

A consciência negra tem que ser muito pesada, pois que tem acontecido foi muito triste e desprezar a raça negra é estar excluindo a nós mesmo.

Os portugueses iam à África roubavam os negros e levavam para o Brasil, em navio negreiros ficando 3 meses, onde muitos não agüentavam e morriam. Os escravos ficaram sem luz, pouca comida e água, alem de não saber se comunicar com os portugueses. Ainda bem que acabou a escravidão, por que tudo mundo é igual por dentro.

Valter Valério da Silva Júnior,
.

Falar em consciência negra é relembrar as violências vividas, as culturas e as estórias que eles construíram, mas apesar de sofrerem por esses atos danosos, preservam sua origem e fortalece sua formação cultural. Certas pessoas os (brancos) acharam que eles não podiam pensar e sendo anulados, fazendo seus problemas aumentar sempre mais e sentindo verdade sentido da exclusão social. Mas o progresso surgiu mais ainda assim há preconceito racial em todo mundo, inclusive no Brasil.

Betyna.


Até pouco tempo atrás os negros eram vistos na sociedade como pessoas vazias e sem sentimentos. De um tempo para cá, isso vem mudando e hoje temos leis sobre racismo, e cotas raciais em faculdades. Tudo isso não significa que o preconceito não é mais presente em nossa sociedade.

Algumas pessoas ainda vêem os negros como escravos e se acha donos deles, é como se eles fossem animais selvagens.

Ainda hoje os negros são escravos, mas não dos brancos ou amarelos, mas deles mesmo e assim eles se escravizão em suas formas de pensar e acreditam que seja a melhor, e assim acham incapazes de entrar em faculdades, de ter um bom emprego ou até mesmo serem donos de uma empresa, ficam se bloqueando e vivendo numa vida de miséria.

Isso não pode mais acontecer, pois muitos negros influenciaram a historia do mundo.

João Marcos.





7 comentários:

  1. Gostaria de parabenizar a escola pelos belos posts sobre esse dia tão importante de conscientização.Percebo que vocês que aqui escreveram, estão intensamente ligados à causa da igualdade em nossa sociedade!Isso é muito bom e favorece um convívio harmônico entre todos!!Salve os negros da nossa nação!PROFESSOR BRUNO CÉSAR-ESCOLA MARIA CARMELITA

    ResponderExcluir
  2. Galera..
    eu adorei o blog de vcs ficou muito legal, tudo está bem detalhado eu acho que algumas fotos ficaram legais e os videos também!Eu adorei... fala tudo sobre a Consiência Negra.

    GLEICE 5ano G

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de registrar meus parabéns a Escola Virgilio Rosa, que através de seu trabalho destaca a importância do Negro para a formação do nosso país.
    Ricardo Mediador de Informática Escola Maria Carmelita de Moraes

    ResponderExcluir
  4. Participar de eventos que envolvem toda a comunidade escolar é muito gratificante, perceber o envolvimento de todos em prol do fortalecimento da equipe Virgílio Rosas.

    ResponderExcluir
  5. Gostariamos de registrar a importância desse evento que além de conscientizar envolve não só alunos mas também os pais e a comunidade.
    Esse trabalho deve ser desenvolvido durante todo o ano letivo pois desperta nos alunos o respeito e a igualdade ao próximo não só na cidade mas também no campo.
    Professoras das escolas do Campo: Leda, Edmeire, Heliliane e Mary

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de parabenizar a Equipe Planeta Educação e Secretaria Municipal pela iniciativa do Projeto, incentivando e motivando nossos alunos e comunidade ao conhecimento.Parabéns às Escolas pela participação e especialmente a Escola Virgílio Rosas pelo sucesso do evento.

    Luciana Ferreira do Amaral Reis.Coordenadora.

    ResponderExcluir
  7. Pra mim o racismo é uma idiotisse!
    Então pra acabar o rascimos foi construido o dia da conciencia negra!Que tambem é comemorado o dia da morte do Zumbi dos Palmares!
    Muitas pessoas ainda tem preconceito contra os negros,pessoas que não tem capacidade o bastante para pensar nas suas atitudes!
    Sou mais uma que é contra o racismo!

    Joicy 7ºC

    ResponderExcluir