Páginas

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Palestra sobre Poluição e Biomonitoramento.

O ar é mais importante elemento para a vida humana, temos que garantir a qualidade deste. Assim, um estudo que qualifica o ar à concentração dos poluentes atmosféricos é a utilização de espécies bioindicadoras que apresentam uma contribuição técnica para caracterizar sua qualidade.

O Biomonitoramento é um método experimental que permite avaliar a resposta de um organismo vivoa poluiçõa, oferecendo vantagens como custos reduzidos e eficiência para o monitoramento de áreas extensas por longos períodos de tempo. A utilização da Nicotina tabacum L.Bel-W3 como indicador de concentração de ozônio na atmosfera surgiu no sul da Califórnia (EUA), a partir da década de 50, quando ocorreu uma queda na produção das indústrias de charuto em decorrência do aparecimento de manchas necróticas nas folhas do tabaco. Pesquisadores do Centro de Pesquisas em Agricultura dos Estados Unidos (USDA Agricultural Research Center) descobriram que as manchas formavam-se em decorrência da presença de ozônio na ambiente (HGGESTAD, 1991).

A palestra visou mostrar aos alunos do 7º, 8º e 9º ano da Escola Municipal Prof. Virgílio Rosas da Silva, uma preocupação para melhoria da qualidade do ar e como o biomonitoramento é uma grande ferramenta para análise simples do mesmo, sendo um instrumento científico inserido aos alunos, qu proporciona um conhecimento multidisciplinar e faz nascer um gosto pela pesquisa cietífica.

Neste momento a escola surge como um instrumento de inclusão, desenvolvendo a responsabilidade social no sentido de expandir conhecimentos, promovendo a compreensão das relações do ser humano com o ambiente, integrando e sensibilizando os alunos aos cuidados ambientais, e mostrando a necessidade de promover mudanças efetivas que garantam a continuidade e melhoria da qualidade de vida.




Referência
HEGGESTAD, H. E. 1991. "Origin of Bel-W3, Bel-C and Bel-B tobaco varienties and their use as indicators of ozone." Environmental Pollution 74: 264-91.


Nenhum comentário:

Postar um comentário