Páginas

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

História do Futsal - 6º ano

O Professor de Educação Física, Jorge Luiz Pereira Leal, fez uma pequena exposição dos trabalhos dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, referente a História do Futsal no Brasil. Segue abaixo um resumo desta história, que encanta seus adeptos e seguidores.

O Brasil é um dos principais protagonistas da História do Futsal. Este esporte chegou aqui em 1940, depois de dar os seus primeiros passos no Uruguai, onde teria criado, na década de 30. Os chutes iniciais foram dados na Associação Cristã de Moços (ACM), em São Paulo. Com dificuldades para encontrar campos para a prática do futebol, os frequentadores da entidade começaram a usar quadras de basquete e hóquei.
A partir dos anos 50 no Brasil, o Futsal começou a crescer, com definição das regras e as disputas dos primeiros campeonatos. Em 1958, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD), oficializou a prática da modalidade e consollidou as regras. No ano seguinte, o primeiro Campeonato Brasileiro de Seleções foi vencido pelo Rio de Janeiro.
A partir do Brasil, o Futsal iria se internacionalizar. Em 1971 é fundada em São Paulo, a Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa), cujo primeiro presidente foi o brasileiro João Havelange. Na quadra o país faria valer sua tradição, vencendo por cinco vezes o Campeonato Mundial, em 1982, 1985, 1989, 1992 e 1996.
Destacou-se nesta modalidade, o ala Falcão, que aos 29 anos é um colecionador de títulos, dono de grande habilidade, foi eleito pela FIFA em 2004, o melhor atleta de futsal do planeta, e em 2006 o melhor atleta do ano, pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Fonte: http//br.esportes.yahoo.com/pan2007/modalidades/futsal/brasil.
Educação Física - História do Futsal

Um comentário: