Páginas

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Olimpíada de Língua Portuguesa

Destaque dos alunos da escola Virgílio Rosas na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa que teve como tema: "O Lugar onde vivo".



Recursos naturais, não duram para sempre

Há alguns dias, voltando da biblioteca da minha escola, percebi um homem em frente da sua casa, uma casa com uma beleza importante por sinal, haviam três carros nada populares .

O homem estava lavando-os com algum tipo de “jato de água”, um daqueles exemplos de eletrodomésticos que não deviam ser produzidos, pelo alto gasto de água. Até esse momento estava tudo dentro da normalidade, irracional humana.

Até que o homem foi passar algum tipo de sabão nos carros e deixou o “jato de água” esguichando água na calçada, centenas e centenas de litros de água ali sendo jogados fora sem porque, um imenso desperdício. Aproximei-me do sujeito, disse-lhe que o jato estava aberto e ele disse-me com uma calma e naturalidade, mexendo a cabeça e os ombros como reação ao rock que estava ao fundo, que ele sabia e não fechou porque iria usar depois.

Reagindo aquela atitude fútil, lhe disse que ele estava desperdiçando água e que se ele usasse baldes seria melhor, mas ele respondeu com uma arrogância extrema que estava pagando e o que mais se tem no mundo é água.

Aquela frase, aquele pensamento, não era digno de nenhuma resposta, atravessei para a outra calçada e continuei andando.

A atitude daquele homem me fez pensar que por causa de pessoas como ele, os recursos naturais estão se esgotando rapidamente, mais cedo ou mais tarde chegará o dia em que as necessidades serão maiores que os recursos disponíveis e o que acontecerá com a espécie humana? Não podemos importar recursos de outros planetas, iremos virar canibais e lutar por comida e ser extintos como os habitantes da ilha da Páscoa? Não se pode criar outra camada de ozônio e não vamos achar outro Édem por aí. Temos que mudar nossos pensamentos e nossas atitudes.

“Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio estiver secado e o último peixe for pescado, vão entender que o dinheiro não se come.”

Temos que abrir nossos olhos, antes que seja tarde, chega de assinar tratados e projetar metas, como o Rio 92, quando várias metas foram traçadas e nenhuma delas foram cumpridas em escolas necessárias.

Vamos mudar pessoas que pensam e agem como o homem da casa imponente do meu bairro. Devemos plantar a semente, a semente da vida. Aí sem, vamos poder exigir das autoridades porque nós já fizemos a nossa parte, plantamos a nossa semente, será a vez deles regarem.

Não importa a proporção, por mais simples que seja sua atitude, seja separado seu lixo, reciclando, economizando água ou plantando uma árvore, no futuro esse feito vai contribuir para a preservação da natureza e da espécie humana.

O homem da casa imponente do meu bairro é um exemplo que não deve ser seguido. O meio ambiente é um tesouro, cuide bem dele.

Aluno: Maycon Joseman Santos Pedroso - 9º ano




O Lugar onde vivo

O Lugar onde vivo
É um bonito lugar
É de encantar!

Árvores e flores
Passarinhos a cantar!

O Seminário Frei Galvão
Lugar de paz e oração.
Tem meu pai e minha mãe
Eu, Lana e a irmã Luana.

Sou criança e sou feliz
Neste pedacinho de chão
Que não é um paraíso
Mas que amo de paixão!

Aluno: Lana Yara Ribeiro Lemes - 5º ano

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Alunos da Escola Virgílio Rosas participaram da 2ª fase da Olimpíada Municipal de Matemática

Os alunos:
- Maria Lúcia Antunes de Oliveira, 4º ano F
- João Victor gomes Lopes, 5º ano G
- Lana Yara Ribeiro Lemes, 5º ano G
- Thallis Matheus Barros da Silva, 5º ano G
- Lucas Celestino de Campos, 5º ano H
- Juliana Tamara Sampaio de Souza, 5º ano H

Participaram no dia 20/11/10 da 2ª fase sa Olimpíada Municipal de Matemática, promovida em parceria com o Planeta Educação e Secretaria Municipal de Educação.

Nossos alunos estavam bastante motivados, a Equipe Gestora e os professores incentivaram e apoiaram a participação dos alunos.

Registramos esse momento e estamos torcendo para um bom desempenho de nossos alunos.




domingo, 21 de novembro de 2010

Contação história da Vida de Zumbi

A professora Kelen Gomes Lima fez a contação da história da vida do Zumbi para seus alunos do 1º ano A. Após a contação, conversou com os alunos sobre a importância das ações de Zumbi na defesa de seu povo e solicitou que os alunos fizessem o autoretrato de Zumbi. Os alunos colocaram sua imaginação, criatividade e concentração para realizar a atividade.

Escolhemos o desenho do aluno Fabrício de Araújo Afonso para representar o desnho da sala, solicitmos que desse seu depoimento sobre o que ele tinha aprendido sobre o Zumbi:

Zumbi que se chamava Francisco, morava numa fazenda, trabalhava como escravo, defendia os negros. Zumbi fugiu várias vezes até encontrar o Quilombo dos Palmares, tornando-se um líder do grupo por quinze anos.
Zumbi foi uma figura muito importante na construção da história de nosso povo.

Ao realizar a atividade o aluno sentiu uma vibração, emocionou-se ao fazer o desnho de uma figura ilustre de nossa história.




sábado, 20 de novembro de 2010

FIlme: "Mãos Talentosas"

Procurando conscietizar os alunos, a Professora Conceição - Língua Portuguesa, trabalhou o filme: "Mãos Talentosas" com a classe 7º B.


Relatório dos alunos

Depois de assistirmos o filme "Mãos Talentosas", na aula de português, que mostra a dificuldade de um negro na sociedade, pudemos perceber que até hoje existe preconceito racial, a maioria dos negros não tem estudos, muita gente os enxerga com maus olhos, os que tem estudo precisam lutar muito para ser respeitado e reconhecido, como no filme.

O racismo é um preconceito que deveria não existir, pois muita gente sofre com isso.

No filme um médico negro conseguiu salvar vidas e às vezes um branco não teria esse talento, ou teria, não há diferença ente raças.

Então vamos lutar contra o racismo, pois todos somos iguais, apenas existe a diferença de cores, mas a humanidade é uma só.

Júlia, Nathália e Vitória - 7º ano B

Zumbi dos Palmares

Para ilustrar a história de Zumbi dos Palmares, durante a aula de História do Profº José, os alunos do sexto, sétimo e oitavo anos assistiram esse vídeo, da série Construtores do Brasil.

Cotas Raciais.

O professor José de Paula Santos, História do ensino fundamental II, aproveitou a data do 20 de novembro, para discutir com os alunos do 9ºE o tema das “Cotas Raciais”, debate importante da sociedade brasileira e que acabou dividindo a turma em pessoas favoráveis e contrárias. Além das informações e dos debates, assistimos um vídeo, o documentário RAÇA HUMANA, da TV Câmara, que trata do debate das cotas raciais na Universidade de Brasília e os alunos produziram artigos de opinião com a sua posição sobre o assunto. Abaixo segue dois textos de alunos favoráveis às cotas raciais.

“Eu concordo com o sistema de cotas raciais, as pessoas falam que não concordam porque todos têm direitos iguais, mas não era isso que as pessoas pensavam na época da escravidão.

Esse sistema, no meu ponto de vista, é para tentar consertar o que as pessoas da época da escravidão faziam com os negros escravizados, mas quando houve a abolição, eles foram libertados mas não deram estudos e oportunidades para melhorarem de vida.

Muitas pessoas que são contra as cotas não tem argumentos para dizer porque são contra. Por isso sou a favor das cotas, porque não vejo motivos de ser contra.”

Alan Paulo, 9ºE.

“Eu sou a favor das cotas raciais, veja bem, porque o Brasil é um país misto, de várias raças misturadas, mais que ainda existe preconceito com as pessoas negras, e como as cotas, vai ser um meio de diminuir a diferença entre as pessoas, vai ser um modo de conhecer e aceitar um ao outro.

Na lei diz que somos iguais independentemente de cor ou de raça, e com as cotas os negros vão estudar e ter um futuro igual a uma pessoa branca, e ter um lugar no mundo, é uma alternativa para diminuir as desigualdades sociais.

Hoje no Brasil a população negra é a maior, mais também a mais pobre com as cotas essas pessoas vão arrumar emprego e ter uma vida cada vez melhor.

Pense se a cota vai prejudicar alguém? É só um modo justo, assim o racismo vai diminuir e teremos um país sem preconceito.”

Dayana Claúdia da Silva Pereira, 9ºE.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Consciência Negra!

O professor Sérgio Pereira, de Geografia, das classes do ensino fundamental II, desenvolveu trabalho com os alunos sobre a importância da data 20 de novembro, dia da Consciência Negra. Abaixo vão textos dos alunos Valter, João Marcos e Betina, do 7º C.

Consciência Negra

A consciência negra tem que ser muito pesada, pois que tem acontecido foi muito triste e desprezar a raça negra é estar excluindo a nós mesmo.

Os portugueses iam à África roubavam os negros e levavam para o Brasil, em navio negreiros ficando 3 meses, onde muitos não agüentavam e morriam. Os escravos ficaram sem luz, pouca comida e água, alem de não saber se comunicar com os portugueses. Ainda bem que acabou a escravidão, por que tudo mundo é igual por dentro.

Valter Valério da Silva Júnior,
.

Falar em consciência negra é relembrar as violências vividas, as culturas e as estórias que eles construíram, mas apesar de sofrerem por esses atos danosos, preservam sua origem e fortalece sua formação cultural. Certas pessoas os (brancos) acharam que eles não podiam pensar e sendo anulados, fazendo seus problemas aumentar sempre mais e sentindo verdade sentido da exclusão social. Mas o progresso surgiu mais ainda assim há preconceito racial em todo mundo, inclusive no Brasil.

Betyna.


Até pouco tempo atrás os negros eram vistos na sociedade como pessoas vazias e sem sentimentos. De um tempo para cá, isso vem mudando e hoje temos leis sobre racismo, e cotas raciais em faculdades. Tudo isso não significa que o preconceito não é mais presente em nossa sociedade.

Algumas pessoas ainda vêem os negros como escravos e se acha donos deles, é como se eles fossem animais selvagens.

Ainda hoje os negros são escravos, mas não dos brancos ou amarelos, mas deles mesmo e assim eles se escravizão em suas formas de pensar e acreditam que seja a melhor, e assim acham incapazes de entrar em faculdades, de ter um bom emprego ou até mesmo serem donos de uma empresa, ficam se bloqueando e vivendo numa vida de miséria.

Isso não pode mais acontecer, pois muitos negros influenciaram a historia do mundo.

João Marcos.





O Papel da Máscaras na Cultura Africana

Com uma máscara no rosto podemos nos transformar em muitas coisas. Podemos fazer de conta que somos outra pessoa, que somos um animal, não é mesmo?
Essa transformação pelo uso das máscaras é muito apreciada na cultura africana.
Para algumas tribos africanas, as máscaras podem ser criadas para garantir uma boa colheita; para outras, elas servem para identificar uma família.
As máscaras também podem ser usadas em nascimentos, enterros e para homenagear os antepassados.
A maioria das máscaras africanas é feita de madeira e a pintura delas é feita com tinta de folhas, frutos, alguns legumes e até mesmo de terra.
Há também, máscaras feitas com outros materiais, como pano, conchas, contas e pedaços de metal.

Professora Carmem - 3º ano D

Odé, o Caçador

Procurando conscientizar os alunos da importância da preservação da mata e dos animais, foi trabalhado nas aulas de informática com a professora Regiane, o conto africano: Odé, o caçador, que conta a história de um destemido caçador que conhece e respeita cada bicho da mata e cada planta que nela existe, caçando o necessário para alimentar seu povo.


Ilustração do conto, feita pelos alunos do 3º ano D:




Personalidades Americanas

Em uma pesquisa desenvolvida nas aulas de inglês com os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a professora Maria Rosana trabalhou personalidades afro-americanos.


Will Smith
Will Smith é um dos atores mais carismáticos de Hollywood, agora, com Sete Vidas, ele definitivamente se consagra no gênero drama. Como o ator mais bem pago do cinema atual, Willard Christopher Smith Jr. – ou simplesmente Will Smith – começou sua carreira na TV cedo, com a série “Fresh Prince of Bel Air – Um Maluco no Pedaço” mas mesmo antes disso ele já havia se lançado no mundo musical. O que pouca gente sabe, é que a série é baseada em fatos reais, pois Will Smith, como na série, nasceu na Filadélfia e foi morar com seus Tios em Beverly Hills. Inclusive o nome da série “ Fresh Prince of Bel Air “ não é inventada, Will recebeu o apelido de Fresh Prince. Will Smith também foi musico e foi numa festa em Bel Air que conheceu Jeff Townes, o Jazz da série. Logo Will e Jeff se uniram e sairam pelo mundo a fora fazendo apresentaçõescomo DJ Jazzy Jef and the Fresh Prince. O sucesso da série levou Will a lugares mais importantes, em 1995 Will Smith fez o filme Bad Boys, filme que teve continuidade em Bad boys 2. Em 1996 Will Smith fez o filme Independence Day e se consagrou grande em Hollywood. Um de seus papéis mais emocionantes foi no filme “A procura da felicidade” em que Will Smith interpreta Chris Gardner, um homem, que apesar de sua dura realidade, faz de tudo para que seu filho tenha uma vida melhor.


Vida de Michael Jackson
O PAI: Joseph Jackson foi soldador e operador de guindaste antes de cuidar da carreira dos filhos. Também tentou alcançar a fama pela música, montando uma fracassada banda de rhythm and blues na qual era guitarrista.
A MÃE: Katherine Jackson era Testemunha de Jeová. Ela aderiu à nova fé depois de descobrir que ministros das igrejas luterana e batista tinham casos extraconjugais. Com isso, Michael e os irmãos foram convertidos e iam de porta em porta pregando a evangelização na vizinhança. STRIPTEASE: No fim da década de 60, os Jackson 5 fizeram diversas apresentações em casas de striptease, em maratonas que envolviam até 30 shows por semana. Nesta época, Michael Jackson tinha entre nove e dez anos, e presenciava não apenas a nudez das strippers, mas também uma série de condutas pouco recomendáveis, impróprias para a sua idade. DESENHO: Os Jackson 5 já foram os protagonistas de uma série de desenhos animados, intitulada "The Jackson 5ive", que passou nos Estados Unidos entre 1971 e 1973. PLÁSTICA: A primeira vez que Michael Jackson operou seu nariz foi em 1979, quando tinha 21 anos. Certamente contribuiu para as diversas intervenções estéticas que fez no decorrer da vida os apelidos que seus irmãos lhe colocaram em sua infância: "Narigão" e "Lábios de Fígado". GRAMMY: Michael Jackson fez a narração de "E.T.: O Extraterrestre", de Steven Spielberg. Ainda ganhou um prêmio Grammy de Melhor Gravação Infantil, com a música "Someone in the Dark". DISCO: Há boatos de que Michael Jackson raspou as sobrancelhas para tirar a fotografia da capa de Thriller, e que elas foram cuidadosamente redesenhadas com lápis de maquiagem. CASAMENTO: Apenas 20 dias após o divórcio de Lisa Marie Presley, ela e Michael Jackson se casaram em cerimônia secreta. Vinte meses depois o casal se separou. LIZ TAYLOR: Amigo íntimo de Elizabeth Taylor, Michael Jackson conduziu a atriz norte-americana ao altar, em 1991, quando ela se casou com Larry Fortensky. ACUSAÇÃO: Quando, em 1992, o carro de Michael Jackson teve uma pane mecânica em uma rua movimentada de Beverly Hills, ele ligou para o serviço de emergências da polícia, o 911. A atendente lhe disse que seu caso não era uma emergência, e ele então apelou para sua fama: "Mas aqui é Michael Jackson, você não pode me ajudar?" Diante de uma segunda negativa, o astro acabou sendo salvo pelo dono de uma empresa de locação de automóveis das redondezas. Tempos depois, o filho deste homem acusaria o cantor de tê-lo molestado sexualmente, no primeiro dos casos desta natureza envolvendo Michael Jackson.

As informações foram retiridas dos livros "Para Entender Michael Jackson", "Michael Jackson: A Magia e a Loucura" e "Como Eles se Conheceram", à venda na Livraria da Folha.


Barack Obama.
A meteórica ascensão de Barack Obama à condição de quase imbatível candidato a candidato democrata às eleições presidencias dos Estados Unidos, neste ano, é um fenômeno que aponta para os avanços obtidos pelas minorias na sociedade americana (negros, mulheres e homossexuais), onde gozam de direiros civis como, provavelmente, em nenhum outro lugar do Planeta. Com um discurso bem montado e o apoio de parte significativa da intelectualidade yankee, ele encarna o desejo de mudança de centenas de cidadãos desiludidos com o militarismo e com a corrida armamentista da Era Bush, que reacende o anti-americanismo no mundo.

Origens

Protestante filho de muçulmano, Obama está acostumado a circular entre os mais diversos meios sociais. Senador democrata por Illinois, ele é filho de Barack Obama, economista queniano negro educado em Harvard, e de Ann Dunham — branca, de Wichita, no Estado do Kansas. Nascido em Honolulu (Havaí) em 1961, seus pais se separaram quando ele tinha dois anos. Obama morou na Indonésia enquanto criança, após sua mãe se casar com um indonésio, e depois viveu no Havaí, com seus avós brancos. As idas e vindas deram, segundo sua própria opinião, as ferramentas necessárias para que pudesse se tornar um político hábil na hora de fazer coligações e traçar alianças. “Ele se movimenta entre vários mundos”, afirma sua meia irmã, Maya Soetoro-Ng. “É o que fez em toda a sua vida”.

Formação

Apesar da juventude que pode ser taxada de rebelde, Obama obteve uma seleta formação nas universidades de Columbia e Harvard, trabalhou como professor e defensor dos direitos civis em Chicago e foi eleito senador em 2004. Ajudado por seu carisma e um enorme sorriso, Obama ganhou uma popularidade similar à de um astro de rock. A seu favor joga também uma atitude crítica com o conflito no Iraque, com críticas feitas antes mesmo da invasão do país por tropas lideradas pelos EUA em 2003. Apesar de se vangloriar de suas experiências de vida, a principal fonte de críticas ao senador deriva de sua inexperiência política, principalmente em cargos executivos. “Essa é a grande questão”, diz Kamarck. Ele tem muito pouca experiência em nível internacional”.


Rosa Parks
Rosa Louise McCauky é mais conhecida pos Rosa Parks (Tuskgu, 4 de Fevereiro de 1913- Detroit, 24 de Outubro de 2005 ), foi uma costureira negra norte – americana símbolo do Movimento dos Direitos Civis.
Ficou famosa , em 1 de dezembro de 1955, por ter se recusado frontalmente a ceder o seu lugar no Autocarro à um branco, tornando-se estopim do movimento que foi denominado Boicote aos Autocarros de Montgomery e posteriormente viria a marcar o inicio da luta antissegregacionista.
Através dessa atitude que então Martim Luther King, concordando com Rosa Parks, incentivava em seus sermões os negros fiéis a fazerem o mesmo.


Angela Yvonne Davis
Angela Yvonne Davis (Birmingham, 26 de janeiro de 1944), foi uma professora e filósofa socialista estadunidense, que alcançou notoriedade mundial nos anos 70, por sua Militância pelos direitos das mulheres e contra a discriminação social e racial nos Estados Unidos.



quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Capoeira

A Vice-Diretora Rosa Maria fez um bate-papo com os alunos do 5º ano H explicando sobre a importância do negro na cultura brasileira, destacando a Capoeira, em seguida os alunos buscaram informações na internet e criaram desenhos contando um pouco sobre essa arte.


Pesquisa dos alunos

A capoeira é uma expressão cultural afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos de acrobacia e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do maculelê. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música.

A palavra capoeira é originária do tupi e refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira tenha obtido o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata e onde seria praticada pelos escravos.


Desenhos



terça-feira, 16 de novembro de 2010

O dia da Consciência Negra

Em 20 de novembro comemora-se o dia da consciência negra que atualmente é feriado em algumas cidades brasileiras. Os africanos escravizados se refugiavam nas matas e formavam agrupamentos parecidos com alguns reinos da África. O maior deles, o Quilombo dos Palmares, em Alagoas, teve Zumbi como seu grande líder.

Muitos costumes, tradições e religiões dos povos da áfrica se mantiveram no Brasil graças aos quilombos.

Eram os negros da terra, assim conhecidos nos primeiros séculos após a chegada dos portugueses principalmente na região de São Paulo.

No Brasil, no início do descobrimento, os povos daqui eram chamados de negros, por não serem brancos que aqui transitavam e por lembrarem os africanos já conhecidos daqueles povos.


Maria Paula – 4º ano E


Denomina-se cultura afro-brasileira o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade.


A cultura da África chegou ao Brasil, em sua maior parte, trazida pelos escravos negros na época do tráfico transatlântico de escravos. No Brasil a cultura africana sofreu também a influência das culturas europeia (principalmente portuguesa) e indígena, de forma que características de origem africana na cultura brasileira encontram-se em geral mescladas a outras referências culturais.

Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a música popular, a religião, a culinária, o folclore e as festividades populares.

Os estados do Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os mais influenciados pela cultura de origem africana, tanto pela quantidade de escravos recebidos durante a época do tráfico como pela migração interna dos escravos após o fim do ciclo da cana-de-açúcar na região Nordeste.

Ainda que tradicionalmente desvalorizados na época colonial e no século XIX, os aspectos da cultura brasileira de origem africana passaram por um processo de revalorização a partir do século XX que continua até os dias de hoje.

Museu Afro Brasil

Você conhece o Museu Afro Brasil?

O Museu Afro Brasil é um museu histórico, artístico e etnológico, voltado à pesquisa, conservação e exposição de objetos relacionados ao universo cultural do negro no Brasil. Localiza-se no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, no "Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega" – edifício integrante do conjunto arquitetônico do parque projetado por Oscar Niemeyer na década de 1950. Inaugurado em 2004, o Museu Afro Brasil é uma instituição pública, subordinada à Secretaria Municipal de Cultura e administrada por uma organização da sociedade civil.


Acesse o link e saiba mais: http://www.museuafrobrasil.org.br/


Dia Nacional Da Consciência Negra - 20 de novembro

No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.


O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, devido ao aumento das fugas dos escravos.


Os escravos serviam para fazer os trabalhos pesados que o homem branco não realizava, não tinham condições dignas de vida, eram maltratados, apanhavam, ficavam amarrados dia e noite em troncos, eram castigados, ficavam sem água e sem comida, suas casas eram as senzalas, onde dormiam no chão de terra batida.


Muitas pessoas eram contra essa forma de tratar os negros e várias tentativas aconteceram ao longo da história para defender seus direitos. Em 1871 a Lei do Ventre Livre libertou os filhos de escravos que ainda iriam nascer; em 1885 a Lei dos Sexagenários dava o direito à liberdade aos escravos com mais de sessenta anos.


Mas Princesa Isabel foi a responsável pela libertação dos escravos, quando assinou a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, dando aos mesmos o direito de ir embora das fazendas em que trabalhavam ou de continuar morando com seus patrões, como empregados e não mais como escravos.


O dia da consciência negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais.


Hoje temos várias leis que defendem esses direitos, como a de cotas nas universidades, pois acredita-se que, em razão dos negros terem sido marginalizados após o período de escravidão, não conseguiram conquistar os mesmos espaços de trabalho que o homem branco.


Na época da escravidão os negros não tinham direito ao estudo ou a aprender outros tipos de trabalho que não fossem os braçais, ficando presos a esse tipo de tarefa.
Muitos deles, estando libertos, continuaram na mesma vida por não ter condições de se sustentar.


O dia da consciência negra também é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade, além de temas como mercado de trabalho, discriminação política, moda e beleza negra, etnias, homenagens a negros que se destacaram.


Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutirem e trabalharem para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.


Retrato da discriminação e Zumbi – líder do quilombo

Consciência Negra – A importância da data

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante a nossa história nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.

Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca.

Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados heróis nacionais.

Agora temos a valorização de um LÍDER NEGRO ZUMBI DOS PALMARES, em nossa história e, esperamos que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.


Professora Flauzina - 5º ano H

domingo, 14 de novembro de 2010

Formatura do PROERD

Durante os meses de agosto, setembro e outubro os alunos dos 5º anos G e H participaram das aulas do PROERD com o policial Salvador. Os alunos desenvolveram atividades voltadas para a prevenção e combate as drogas e valorização da vida.

Finalizando as atividades os alunos participaram da Formatura no dia 27/10/10 ás 10hs no Itáguara.Nossos alunos estavam muito animados e alegres, fizeram uma grande festa com a premiação da aluna Natália de Deus Silva que ficou em 1º lugar com a redação, recebendo como prêmio uma bicicleta. Mais um destaque da Escola Virgilio Rosas da Silva.