Páginas

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Projeto Garças do Futuro

A Escola Virgilio Rosas está promovendo o incentivo ao esporte para seus alunos, visando possibilitar que os mesmos tenham gosto pelos estudos, valorizem a escola e aproveitem a oportunidade para praticar atividades físicas e recreativas importantes para o desenvolvimento saudável de nossas crianças e adolescentes. Esta ação está acontercendo em parceria com o Seminário Frei Galvão e sendo realizada com o apoio do colaborador Adriano e para motivar nossos jovens atletas a Equipe Gestora esteve presente em algumas atividades para prestigiá-los.

Oficina de Arte - Tarsila do Amaral

No dia 14 de junho estive no 4º ano E da Escola Virgilio Rosas parta uma oficina de arte para ilustrar o jornal cujo tema é: "Biodiversidade, quanta vida diferente!.


"Sou professora de arte e é sempre uma grata satisfação dar uma oficina para crianças pois elas são muito receptivas e interessadas.

Conversamos sobre Tarsila Amaral, a artista que já havia sido trabalhada com as crianças pela professora Andréa, de como ela foi descobrindo as cores lindas da natureza do Brasil.

Apreciamos também a diversidade em alguns elementos vegetais - vagens e sementes - que puderam manusear e apreciar.

Por fim, como base para a ilustração do tema, usaram, tinturas vegetais preparadas por nós.

Desenharam a natureza com a própria natureza."

Maria Aparecida Machado Santos.


Oficina de Arte - Portinholas

No dia 17 de junho demos uma oficina aos alunos do 6º ano da professora Flausina Maria Alves Brito Augusto, ajudando-os na ilustração do tema "Biodiversidade, quanta vida diferente!".

"Já havia sido trabalhado com eles o livro PORTINHOLAS de Ana Maria Machado, que usa muitas obras de Portinari como ilustração. Assim, influenciados por isto a maior parte dos alunos fez desenhos baseados nas obras dele. os trabalhos foram feitos com lápis de cor, após o que receberam uma espéciede veladura transparente feita com tintura extraída da natureza de fontes bem diversificadas de vegetais como: sementes, folhas, casca de frutos ou casca de árvores. As crianças se envolveram bastante, e se mostraram agradavelmente surpresas com o resultado obtido após a aplicação dessa veladura. Gosto muito de dar oficina de arte para crianças pois elas estão sempre abertas para o novo sem preconceito algum e isto para quem é professor de arte é muito estimulante e gratificante. Acho que foi uma experiência enriquecedora para nós todos."
Maria Aparecida Machado Santos


FESTA JUNINA – ARRAIÁ DO VIRGILIO ROSAS

Nossa festa contou com a colaboração dos alunos que confeccionaram cartazes e panfletos para fazer a divulgação do evento junto a comunidade.





A Grande Festa
A Festa aconteceu no dia 19/06/2010 das 14h às 19h, com comes e bebes, brincadeiras, muita diversão e alegria.
A comunidade abrilhantou a festa com sua participação, prestigiando as danças e o nosso evento.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Aprendendo sobre as Abelhas

No dia 14 de junho, o graduando em Biologia: Diego Alexandre Fernandes, ministrou uma palestra para os alunos do 2º ano B do Ensino Fundamental, explicando sobre a metamorfose das abelhas, como elas vivem, seu comportamento e estrutura.

Também abordou a apicultura (atividade de criação e manejo de abelhas), apresentando os equipamentos utilizados durante a atividade, bem como uma caixa de vidro com abelhas, o que aguçou o interesse e a curiosidade dos alunos.

O objetivo da palestra foi orientar e conscientizar os alunos da importância da preservação e do papel das abelhas na natureza.


"Demonstrar para os alunos de forma vívida os conteúdos curriculares, torna o ensino-aprendizagem mais simples e amplo. Assim podemos utilizar a apicultura como modelo didático, identificando a estrutura social e o comportamento das abelhas. bem como sua importância ambiental e econômica, fazendo com que os alunos entendam toda essa organização de forma prática e participativa."


Diego Alexandre Fernandes


terça-feira, 8 de junho de 2010

Escolas do Campo visitam a biblioteca "Ernesto Quissak Júnior"

Neste mês estamos recebendo a visita dos alunos das Escolas do Campo para conhecer a nossa escola e o acervo de nossa biblioteca.
Os alunos são recebidos com muito carinho pela Equipe Gestora e Professoras responsáveis pela biblioteca.
Após as boas vindas, os alunos participam de roda de leitura e tem contato com os livros, são realizadas atividades de incentivo a leitura com o empréstimo e indicações de livros.
A Vice-Diretora Rosa Maria fez a indicação do livro "A Tecelina" para os alunos da escola Santa Rita dos Pilões e solicitou que os mesmos enviassem comentários sobre a leitura realizada, para estarmos divulgando.




quarta-feira, 2 de junho de 2010

Terceiro Café Cultural

Foi muito prazeroso ver o empenho e o compromisso de todos, participando, opinando, refletindo sobre as poesias de Cora Coralina, fazendo análises e comparações entre o ontem e o hoje, as experiências de vida, os sofrimentos, as lutas e a perseverança dessa grande escritora que insistiu, persistiu e conseguiu mostrar suas riquezas e a beleza através de seus poemas, possibilitando aos leitores "saborear" suas obras primas.

Poema: Letras paralelas - de menina a poetisa
Rose (bibliotecária)

Ana menina
Moça franzina
Mulher heroína
Poetisa...
Cora Coralina

Entre pedras e doces e contrastes diversos...
Entre dores e pobreza e riqueza de versos...
Estreiou com o poeta para elite intelectual. Culta.
Curta temporada. Idade avançada.
Pouco tempo? Que nada!
O suficiente para se tornar imortal.