Páginas

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Abrindo as portas para o conhecimento através da Leitura

Estamos incentivando a leitura com os nossos alunos. Para isso estamos realizando Rodas de Leitura, Indicações de Livros, Empréstimos e Divulgando as leituras realizadas pelos alunos com comentários e sugestões de novas leituras, esse trabalho teve início em março contando com o apoio de toda a Equipe da Unidade Escolar. O projeto está sendo coordenado pela nossa Vice-Diretora Rosa Maria Alves da Silva.

COMENTÁRIO SOBRE O LIVRO "ZÔO" FEITO PELO ALUNO "PABLO PEDROSO DOS SANTOS SILVA - 6º ANO A"

O livro Zôo é um livro muito legal. Fala sobre um homem que vai ao zoológico e vê muitos animais bonitos como: borboletas, macacos, zebras e muitos animais coloridos. Fala sobre os macacos que se parecem com os homem, são espertos e inteligentes. Comenta sobre as manchas que as girafas tem em seu pescoço muito grande. Fala sobre todos os animais, com versos e rimas pequenas. Ler esse livro foi bom, porque falar sobre animais é interessante e as crianças aprendem muito mais sobre o tema.



COMENTÁRIO SOBRE O LIVRO "ÁLBUM DE FIGURINHAS" FEITO PELA ALUNA "YANKA JESUS DE OLIVEIRA - 6º ANO A"

Quem me indicou o livro foi a Dona Rosa a Vice-Diretora da escola.
Quem me incentivou a ler e a ter gosto pela leitura foram: meus familiares e a escola e etc.
Eu li o livro: Álbum de Figurinhas, esse livro eu indico sim.
Eu não conhecia esse livro ainda e logo que o vi já gostei.
Ler me faz sentir bem e eu sei que se nós não estudarmos não vamos conseguir ser alguém na vida e é por isso que eu estudo muito, pois meu sonho é ser professora.


segunda-feira, 12 de abril de 2010

Experiência: Reação do Álcool no Organismo

No dia 26 de março de 2010, nós os alunos do 7º ano C fizemos uma experiência de como o álcool reage em nosso organismo.
Para essa experiência precisamos de um copo transparente, um ovo e álcool. Usamos o ovo pois ele é uma célula, uma macrocélula. E o álcool representa a bebida alcoólica.
No nosso organismo o álcool mata nossas células. No caso do ovo ele cozinhou a clara e inchou a gema, por isso as pessoas que ingerem muita bebida álcoolica ficam inchadas.

João Marcos de Toledo Silva - 7º ano C

domingo, 11 de abril de 2010

Dentista Turma do Bem

No dia 19 de março, recebemos em nossa escola a Drª Tatiana Antunes Rangel de Castro, dentista voluntária da Turma do Bem atuando em conjunto com o Instituto EDP em nossa escola.

O Projeto Dentista Turma do Bem conta com o trabalho voluntário de cirurgiões dentistas que atendem crianças e adolescentes de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos. Os pacientes são selecionados por grau de necessidade, através de uma triagem feita entre crianças de 6º ao 9º ano em escolas da rede pública de todo o Brasil. A seleção é feita através de aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças com problema bucais mais graves, mais pobres e as mais próximas do primeiro emprego.

O tratamento, feito no consultório do próprio dentista voluntário, é de caráter curativo, preventivo e educativo. Atualmente, o Dentista do Bem conta com mais de 6.000 dentistas voluntários espalhado por todo o País – nos 26 Estados e Distrito Federal. Para garantir seu bom funcionamento, o projeto conta com uma Central de Atendimento permitindo uma eficaz comunicação entre os envolvidos: a criança, a família, a escola, o cirurgião-dentista e a equipe técnica.













Lançamento Programa EDP em Nossa Escola

No dia 18 de março foi realizada a cerimônia de abertura da parceria entre a EMEF "Prof. Virgílio Rosas da Silva" e o Instituto EDP. Recebemos a Coordenadora Daniela Carreira que visitou as dependências da escola e participou das atividades de lançamento do programa, que contou com a presença da Secretária da Educação a Senhora Gilda Cortez Pereira e de outros parceiros, alunos, pais e representantes da comunidade. Aproveitamos a oportunidade para fazer a entrega do Kit de material escolar oferecido aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e, colocar a faixa divulgando a parceria que será realizada durante este ano. Os convidados participaram das atividades pedagógicas desenvolvidads em nossa escola, tais como: Roda de Leitura, A+, Informática, Inglês e ReAção, constatando a motivação e a participação dos alunos nas mesmas. Para encerrarmos foi oferecido um café para todos os convidados que abrilhantaram nosso evento com suas presenças.


























Paródia em homenagem ao Instituto EDP

Para iniciarmos o nosso trabalho com os talentos de nossa escola fizemos um trabalho em conjunto com o Prof. Jorge Leal – Educação Física, os alunos do 9º ano Gessiara, Daiana, Wesley e os alunos do 4º anos G e F. Esse trabalho resultou na composição da paródia em homenagem ao Instituto EDP e foi cantada pelos alunos e professor no lançamento do projeto em nossa escola.




Paródia
(letra original: Abalou / Intérprete: Ivete Sangalo)

Água comigo é bis
Me deixa tão feliz
A energia me leva além
Só foi você entrar
Pra minha escola ficar tudo bem

Abalou, abalou, ajudou nossa comunidade
Abalou, Instituto EDP é amor de verdade
Abalou, abalou, Bandeirante nos auxilia
Abalou, abalou é a água que gera energia

Não quero desgrudar de você
Virgílio é o nosso tema
Tem tudo pra dar certo nós dois
Já sei não tem jeito
Tá feito nós dois

Abalou, abalou, ajudou nossa comunidade
Abalou, Instituto EDP é amor de verdade
Abalou, abalou, Bandeirante nos auxilia
Abalou, abalou é a água que gera energia

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Primeira Reunião de Conselho de Escola

Foi realizada no dia 15/03/2010 a 1ª reunião de Conselho de Escola de nossa Unidade Escolar, contamos com a presença de professores, alunos, pais e representantes da comunidade.