Páginas

segunda-feira, 29 de março de 2010

Visita a Escola de Campo Antonio Vieira Filho

Realizamos no último dia 10/03/2010 uma visita à Escola Antonio Vieira Filho. Aproveitamos a oportunidade para agradecer a parceria com os pais, apresentar a Equipe Gestora e as novas professoras aos pais. A escola estava muito organizada, limpa e vimos os alunos interagindo uns com os outros através dos agrupamentos, todos estavam motivados e realizando as atividades propostas nas aulas de Inglês, A+ e Informática. Foi uma manhã muito rica, pois pude constar o avanço de nossa aluna Patrícia Aparecida Tavares Prospero (inclusão) que me deu um sorriso e um forte abraço, manifestando a alegria de estar na escola interagindo com todos.










quarta-feira, 24 de março de 2010

Programa EDP nas Escolas



A nossa Vice-Diretora Rosa Maria Alves da Silva Santos participou no dia 01/03/2010 em São José dos Campos da Reunião com os Coordenadores do Programa EDP nas Escolas. Os coordenadores apresentaram a proposta e os objetivos do Programa e como será desenvolvido pelas escolas. Foi uma grande parceria e os nossos alunos irão ganhar muito em relação a qualidade em sua aprendizagem.



POR QUE ESTUDAMOS HISTÓRIA?

Quando vamos começar a fazer algo é importante termos em mente o porquê de a estarmos fazendo. Como professor de História eu tenho a percepção do porque precisamos estudar História. No entanto, a experiência com os alunos, me fez atentar que eles, não têm essa percepção, e por este motivo muitas vezes as aulas de Historia passam a ser desinteressantes para os alunos, perdendo todo o seu sentido. A partir desta constatação, sempre que o novo ano letivo se inicia, ou, quando eu começo em uma nova turma, o primeiro assunto que procuro tratar é o porquê temos que estudar História?

Eu penso que temos que estudar História porque só a partir do estudo do passado é possível compreender o PRESENTE. O mundo que vivemos hoje é construído a partir das transformações ocorridas durante os anos que o antecederam. Dos momentos mais recentes, como as ocorridas no século XX XIX, como as mais longínquas da Antiguidade Oriental e Ocidental. Portanto, para quem deseja compreender nosso tempo é fundamental conhecer a nossa História.

José de Paula Santos - Professor de História

Destaque da Escola Virgílio Rosas da Silva Aluna Juliana

A aluna Juliana Beatriz Cezar Santos - 7º ano, se destacou nas Olimpíadas de Matemática e recebeu Menção Honrosa.



Depoimento da aluna

Para mim, participar das Olimpíadas de Matemática foi uma experiência inesquecível, pois eu nunca poderia imaginar que além de passar para a segunda fase dessa competição, eu ainda poderia me desatacar pela minha nota.

Eu gosto muito de matemática, e acho que é uma matéria fundamental para a nossa vida, pois como muitas pessoas me dizem: “Tudo gira em torno da matemática.”

Eu espero me dar bem nas próximas olpimpíadas e me destacar cada vez mais, pois é um privilégio muito grande saber que este ano eu fui a representante da escola nesta magnífica competição.


Comentário da Vice-Diretora Rosa Maria Alves da Silva Santos

O exemplo da aluna Juliana Beatriz serviu de motivação para os outros alunos, para estarem estudando e neste ano termos outros alunos se destacando na OBMEP-2010.

Roda de Leitura

Uma atividade realizada para garantir a Qualidade da Educação em nossa escola, foi a Roda de Leitura desenvolvida com todos os nossos professores, possibilitando o acesso ao acervo recebido em 2009 pelo Programa Letras de Luz.

Foi muito interessante este momento, pois alguns professores manifestaram a vontade de socializar suas leituras e fazer a indicação do livro para os colegas. Esta atividade será realizada semanalmente com os professores e seus alunos.









Metas da EMEF “Prof. Virgilio Rosas da Silva”

Proporcionar uma escola com espaço, extensivo da vida social, emocional e sócio-cultural do educando, atuando na sua formação individual e global de forma que ele possa agir como um cidadão consciente participativo e crítico nas decisões que lhe são ou serão pertinentes.


Nossa identidade

A nossa identidade será marcada pela:

Qualidade na Educação

Humanização

Organização e Planejamento

Preservação e Sustentabilidade Ambiental

Espírito de Equipe

quinta-feira, 18 de março de 2010